NOSSA MARCA

Identidade visual da nova marca do PROERD NO SERTÃO. 


A nova marca do PROERD SERTÃO traz novas formas em que são lembradas a economia, fauna, flora, cultura e belezas naturais desta região destacante no interior do estado do Rio Grande do Norte.

Cada elemento usado na logo serve não apenas para descrever estes pontos, mas as características de uma equipe que a cada dia busca levar paz, amor e esperança ao povo sertanejo através da prevenção.

O SOL

O sol é o grande símbolo do sertão, pois como diria alguns poetas populares “O nascer do sol no sertão, por si só é um ato poético”, acordando o sertanejo com sua luminosidade de forma especial, pois erradia coragem, inspiração, força e uma esperança que apenas o povo sertanejo possui. Somos conhecidos por ter um sol intenso, e por isso, sejamos um povo tão forte, que vislumbramos não apenas seu nascer, mas o seu se por, intrigados por descobrir qual momento é mais sublime aos olhos.


Ele aparece por traz das serras, representando seu nascimento e clareando a água que corre entre as mesmas, mostrando sua intensidade. O Sol que é sinônimo de vida e grandiosidade, características encontrada na equipe do PROERD SERTÃO, por acreditar que o programa leva vida e por sua grandiosidade, não pelo total de membros da equipe, mas pela soma das virtudes de cada um. 


AS SERRAS 

Em contato com o relevo planáltico, uma das formas de relevo da região do Seridó, encontra-se a imponente escarpa da Serra de Santana. Situada entre os municípios de Bodó, Cerro Corá, Florânia, Lagoa Nova, Santana do Matos, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz, é detentora de uma forte economia na região, principalmente com o ciclo do caju e com as tradicionais casas de farinhas.

Possui um grande potencial turístico condicionados a temperatura agradável, cultura popular forte e o vale vulcânico, é ainda na serra de Santana que nasce o maior Rio do Estado do RN, o RIO POTENGI.  



RIO/SERRA

O RIO Esse ramo de água representa em seu início, entre as serras, A NASCENTE DO RIO PONTENGI, bem como faz alusão a Bacia Hidrográfica Piranhas-Açu, que compreende os Rios do Seridó, Acauã e Salgado, destacando e representando ainda os açudes de; 
  • GARGALHEIRAS (Acari);
  • DOURADO (Currais Novos);
  • CRUZETA (Cruzeta);
  • ITANS (Caicó);
  • PASSAGEM DE PIRANHAS (São José do Seridó);
  • ZANGARELHAS (Jardim do Seridó) e 
  • BOQUEIRÃO (Parelhas) 
O conjunto completo entre as serras e a água, faz também uma alusão às maravilhas do RN presentes na região, por sinal, sendo a maior detentora a região do estado possuindo duas das sete escolhidas. 

A primeira delas é o açude gargalheiras que fica na cidade de Acari. Escolhida como a terceira maravilha do estado em face da sua queda d´água que oferece um soberbo espetáculo aos admiradores do lugar. Antes de chegar ao açude, à estrada atravessa a simpática vila de Gargalheiras com suas casas coloridas. O visitante é seduzido pela grande beleza do lugar, grande extensão de água que serpenteia entre as colinas e montanhas, mas, fascinante pela calma e tranquilidade do lugar. A área oferece ainda outras inúmeras oportunidades de ecoturismo com uma exótica beleza paisagística, a exemplo do Poço do Arthur e outras inúmeras serras ao redor do reservatório. 

O Canyon dos Apertados é a sétima maravilha do RN, e fica localizado na cidade de Currais Novos, mas precisamente na Mina Barra Verde, com uma formação de serras com a passagem dividida pelo rio Acauã. Em épocas chuvosas se torna um cenário deslumbrante e propício para visitação e a prática de esporte de aventuras. As paredes de pedra parecem esculpidas pelas águas correntes, e no alto das rochas brotam plantas que enriquecem a paisagem. Mesmo na época da estiagem, Os Apertados enchem os olhos dos visitantes com sua vegetação típica, e as pedras talhadas que ficam escondidas na época das cheias. É um ambiente em que podemos notar a arte e maestria do autor do universo, o nosso DEUS, criando uma paisagem singular.


CACTO 

Também conhecido como xiquexique, juntamente com o cacto mandacaru, são plantas típicas da região, sendo uma das principais em sua flora. As escolha dessa planta para fazer uso da logo, não é apenas para substituir a letra “T” em face do seu formado, mas sim pelo fato dela resistir a grandes intempéries e dificuldades, sendo conhecida por sua força e durabilidade mesmo em grandes tempos de estiagem. Em muitas ocasiões também serve como alimento, possuindo um fruto comestível e saboroso. As características desta planta estão de forma análoga ao povo do sertão, por conseguir superar as dificuldades com sua força interior e uma bravura desmedida. 

Assim como essa árvore, o povo do Seridó consegue transformar a dor em esperança, a tristeza em fé e a fome em força, que apesar das adversidades não consegue esconder o sorriso do rosto e lutar por dias melhores. 


PÁSSARO

O acento til do nome sertão é em formato de uma ave, representando a fauna do nosso Seridó. Entre o vasto acervo, a escolha foi de uma ave de rapina, que em sumo sempre foram admiradas pelo seu porte altivo, olhar penetrante, voo majestoso ou silencioso. 

A visão destas aves é incrível por ser bastante apurada e apresentam uma agilidade impressionante com voos rápidos e precisos sem perder a pose e elegância natural do seu ser, dominando o espaço que vivem. 

A escolha se fez justamente por essas características, bem presente na equipe do PROERD SERTÃO. 


DARE

Como não podia faltar, o nosso Leão DARE, mascote escolhido do programa por representar a força e o símbolo do domínio contra as drogas e a violência. 

Aqui na nossa logo, o DARE apresenta uma caracterização bastante singular por esta vestido com o famoso gibão de couro, roupa tipicamente sertaneja e usada para proteção na tentativa de dominação do território, sendo assim, mais um aliado ao nosso amigo na luta contra as drogas. 

Essa caracterização também esta ligada ao fato da economia e cultura da nossa região, em que a figura do vaqueiro aparece como um dos símbolos de garra, força e superação, representando um povo destemido e ávido ao trabalho. 


NOMES

Os nomes que discrimina os detentores da logo, estão distribuídos de forma estratégica no layout. O Nome “PROERD” não apresentou modificações na sua estrutura, bem como na sua cor, seguindo o exemplo da atual conjuntura estadual, e padrão nacional presente na logo dos 10 anos do PROERD RN, com exceção da descrição dos 10 anos, que passou para dentro da serra que fica abaixo, acompanhando a sua curva. Ainda sobre o nome PROERD, o mesmo esta, a exemplo da marca anterior na posição perpendicular, de baixo para cima, por cima da serra da esquerda do visor, e na lateral acima do nome SERTÃO. 

Por sua vez, o nome SERTÃO esta horizontalmente distribuído, seguindo o exemplo da logo anterior, em que o “T” é substituído pelo cacto, estando em cima da terra do sertão para mostrar as forças das suas raízes. As cores seguem o padrão PROERD, com o preto, e três camadas de sombreamento, sendo duas vermelhas e uma branca entre elas. A fonte usada é Gill Sans Ultra Bold por ter seu formato arredondado, e apresentando uma melhor visibilidade na marca. A descrição dos 10 anos, segue o padrão estadual, sendo que desta vez dentro de uma das serras, discriminando que desta vez é o PROERD SERTÃO que completa 10 anos de atuação.


É O PROERD NO SERTÃO MOSTRANDO O QUE TEM DE MELHOR