PROERD 7º ANO ESTA SENDO APLICADO EM CURRAIS NOVOS

Em uma abordagem dinâmica e de acordo com as Diretrizes da UNODC para os programas de prevenção as escolas de Currais Novos estão recebendo o currículo para o 7º ano neste segundo semestre de 2018.
São 04 instrutores que dividem a sua semana entre o serviço normal e a aplicação do currículo.
 Um dos estabelecimentos atendidos é a  Escola Municipal Prof. Salustino Medeiros de Currais Novos/RN onde a turma 7° Ano A, esta sendo atendida semanalmente pelo SD PM J Costa com o  Currículo Proerd Caindo na R.EA.L.
O currículo escolar Caindo na REAL é organizado como um programa de 10 lições e duração de 10 semanas. Cada lição requer um período de aula de no mínimo 45 minutos e é planejado para promover a interação entre instrutores Proerd e estudantes. Ao compartilhar suas próprias histórias, praticar a tomada de decisão e encenar as situações das estratégias de resistência do “REAL”, o currículo fará com que os estudantes tenham domínio de novas habilidades. A ferramenta chave do programa é uma série de vídeos que mostram jovens do Ensino Fundamental e histórias reais sobre a demanda e oferta de drogas. Os vídeos demonstram como os estudantes usam as estratégias do “REAL” para resistir às drogas em situações reais vividas em comunidades rurais, suburbanas e urbanas

 Lições

As lições do Caindo na REAL incorporam histórias pessoais e uma linguagem familiar aos jovens. Ensinam avaliações de riscos, tomadas de decisões, comunicação e habilidades cotidianas, incluindo as estratégias do REAL. As lições são desenvolvidas para promover a interação dentre os estudantes, assim como entre os estudantes e o instrutor Proerd. As lições do Caindo na REAL incluem modalidades de ensino que objetivam a participação ativa do estudante, tais como:
·         atividades de aprendizagem em grupos cooperativos;
·         questionamentos elaborados de modo a promover um nível mais elevado de pensamento;
·         encenações sobre situações e fatos;
·         método “pensar/formar duplas/compartilhar” durante as discussões.
Cada lição inclui:
·         orientação curricular e instruções;
·         transparências ou slides;
·         termos chave;
·         páginas do Livro do Estudante;
·         páginas do Livreto de Dever de Casa.
O desempenho dos estudantes nos deveres de casa repassados permitirá ao instrutor Proerd avaliar como estão se saindo ao aprender as habilidades e conhecimentos ensinados em sala de aula.

Encerramento

Anualmente, com o apoio da SEMEC, ao final do mês de novembro a Polícia Militar realiza o torneio de futsal e queimada "Caindo na REAL com os alunos assistidos no 7 ano.

Comentários

Postagens mais visitadas