CHEGADA NO BRASIL- NASCE O PROERD





A adaptação do D.A.R.E. à nossa realidade se ateve a transformações da sigla e à adaptação e a aplicação do Programa para crianças da quarta série do ensino fundamental (considerando a faixa etária de 09 a 12 anos). Em relação aos aspetos pedagógicos não houve mudanças, de início. Nascia destas adequações o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd no primeiro semestre de 1992. (RATEKE, 2006, p.42).
O interesse em desenvolver um projeto de prevenção que ampliasse o esclarecimento da população, principalmente de crianças e jovens a respeito dos diversos aspectos relacionados às drogas e aos diferentes tipos de violências fez com que a Polícia Militar do Rio de Janeiro buscasse uma solução. DELL’ANTÔNIA (1999, p. 39).
Buscou-se, inicialmente, esta solução foi a realização das já conhecidas palestras em estabelecimentos de ensino. os integrantes da extinta Assessoria Técnica de Assuntos Especiais/ATAE participaram de uma palestra proferida pelo Sargento Steve Keyser, do Departamento de Polícia de Los Angeles, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e, posteriormente, pela obtenção de informações mais detalhadas sobre o Programa, onde se verificou que o conteúdo do D.A.R.E. em muito poderia subsidiar a elaboração do Projeto que se pretendia implantar no âmbito de nosso Estado. Este foi o primeiro contato com o desconhecido programa D.A.R.E. (COORDENADORIA OPERACIONAL PROERD – PMERJ, 2012)
Após este acontecimento, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - PMERJ e a Embaixada Norte América, firmaram um acordo de parceria e foi acertado o comparecimento de uma equipe de profissionais do Departamento de Los Angeles para treinar policiais militares. (COORDENADORIA OPERACIONAL PROERD – PMERJ, 2012).
Com a vinda da equipe composta por cinco Policiais do Departamento de Polícia de Los Angeles e dois da cidade de San Diego no período de 17 a 28 de agosto de 1992, foi realizada a capacitação que possibilitou o credenciamento dos 29 (vinte e nove) primeiros policiais militares educadores do programa.

Comentários

Postagens mais visitadas