COORDENAÇÃO DO PROERD/CIPRED PRESTA CONTA DAS AÇÕES DO PROGRAMA EM 2016




Em 2016, o órgão já atendeu 73 ocorrências, apreendeu 13 armas de fogo, recuperou 16 veículos com registro de roubo/furto e apreendeu entorpecentes
O secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ronaldo Lundgren, se reuniu na manhã desta segunda-feira (6) com representantes da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (CIPRED), na sede da Secretaria, para avaliar os resultados do órgão no primeiro semestre de 2016. A CIPRED foi criada, em dezembro de 2008, na estrutura da Polícia Militar, sendo responsável pelas atividades de prevenção ao uso e tráfico de drogas por meio de ações educativas junto a Comunidade Escolar e para isso mantém em funcionamento o policiamento Ronda Escolar e Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).
Atualmente, o Ronda Escolar, conta com cerca de 60 policiais e apoia as ações de prevenção nas escolas de Natal e Parnamirim de forma mais ostensiva. Os profissionais que atuam neste serviço, são devidamente capacitados em mediação de conflitos e policiamento escolar, e preparados para lidarem com este público. Em 2016, o Ronda já atendeu 73 ocorrências, apreendeu 13 armas de fogo, recuperou 16 veículos com registro de roubo/furto e realizou a apreensão de cerca de 1,5kg de entorpecentes.
Já o Proerd, está em atividade nas cidades de Natal, São Gonçalo do Amarante, Guamaré, Nova Cruz, Currais Novos, Caicó e Mossoró. Hoje com 51 policiais instrutores, o programa vem sofrendo transformações de forma a ter uma previsão de atender, ainda neste semestre, um total de 8.918 estudantes em todo o RN.
Entre os investimentos em andamento para melhoria dos serviços da CIPRED, estão a recente aquisição de um microônibus para transportes de instrutores, a aquisição de cartilhas para aplicação do currículo nas escolas e a estruturação da sede com a compra de ar condicionados. Estes recursos estão sendo disponibilizado pelo Governo do Estado, por meio do RN Sustentável.
Para mais informações sobre a CIPRED, basta ligar para a sede da unidade pelo 3232-2396 ou acessar o site institucional www.proerd.rn.gov.br. O facebook é o Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário