INALANTES: UMA DROGA PERIGOSA E DE GRANDE ACESSIBILIDADE!



O tema bastante importante discutido na sala de aula do 5° ano na Escola Municipal Antônio Basílio no município de Santana do Seridó, foram "Os Inalantes". Nesta quinta lição os alunos aprenderam o que são os inalantes e seus efeitos.
São substâncias voláteis, isto é, evapora muito rápida que podem ser inaladas, ou seja, introduzida no organismo através da aspiração pela boca ou nariz. Alguns exemplos são: cola de sapateiro, gasolina, tintas, thinners, vernizes, esmaltes, acetona, loló e etc.

São drogas mais frequentemente usadas por adolescentes, devido sua facilidade e acessibilidade. Seus efeitos duram apenas alguns minutos, porém quando cheiram repetidas vezes o seu efeito prolonga-se por horas. Assemelham-se as bebidas alcoólicas, causando euforias nos primeiros minutos depois ocorre uma falta de coordenação, tonturas, desorientação, fraqueza muscular, descontrole levando-se até a perda da consciência, e em caso mais graves, coma, podendo ocasionar a morte. 
O Modelos de Tomada de Decisão Proerd foi trabalho em equipes para desenvolver na criança um senso crítico em situação de oferecimento de inalantes para analisarem qual melhor escolha a que lhe trará melhor consequências.









Comentários

Postagens mais visitadas