PROERD É REFERENCIA NO COMBATE AS DROGAS NO RN


O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) tem 12 anos e números expressivos. São 250 mil alunos e pais de escolas públicas e privadas atendidos em 52 municípios potiguares.  Atualmente, o programa está sediado no CAIC, junto com o RN Vida e conta com 125 policiais, que atendem 160 escolas no primeiro semestre deste ano. Cerca de 8 mil crianças são formadas a cada seis meses.
A finalidade é diminuir combater a sedução das drogas, antes delas se tornarem um perigo. O principal alvo são os estudantes do 5º e do 7º ano do Ensino Fundamental. “Há estudos que revelam que o grande referencial da criança é o pai. Depois, passa a ser o professor, mas depois de certa idade são os amigos e a identidade de grupo. É nessa fase em que é mais fácil de ser seduzido a experimentar a usar uma droga, para ser aceito pelo grupo. Então agente aplica uma ‘vacina’, antes deles chegarem a essa fase”, explica o tenente Willame Brandão Araújo, oficial que faz parte do programa. Ainda de acordo com ele, o contato também aproxima a polícia da comunidade escolar.

O curso desenvolvido no Estado é referência no Brasil. O Rio Grande do Norte é o único centro de treinamento do Norte e Nordeste para instrutores que trabalharão na área da prevenção às drogas. O Brasil conta com oito destes, no total.
No entanto, falta estrutura. Não há espaço, por exemplo, para o funcionamento deste centro, de acordo com os policiais.

O ato de formatura do primeiro semestre deste ano vai ser uma parada cívico-militar no Centro Administrativo, no dia 31 de maio. Na ocasião, as crianças apresentaram trabalhos desenvolvidos durante o curso e assistirão a um desfile das companhias militares.

O programa trabalha com a prevenção e não no combate direto ao consumo de drogas. Os policiais são selecionados de acordo com o perfil para a função e passam por um curso de formação. 

Fonte: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/proerd-e-referencia-no-combate-as-drogas-no-rn/279128, publicado em 13 de Abril de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas