PRÊMIO PETROBRAS DE ESPORTE EDUCACIONAL




O Prêmio Petrobras de Esporte Educacional é uma iniciativa pensada com este objetivo. Com ele, pretendemos mapear, certificar, premiar e principalmente, disseminar experiências pedagógicas bem sucedidas de esporte educacional em todo o Brasil. Se você desenvolve ou já desenvolveu experiências nesta área no país, participe! Vamos compartilhar boas iniciativas e contribuir com a inclusão social por meio do esporte no Brasil.

O ESPORTE EDUCACIONAL 


O que é Esporte Educacional? 
 O Esporte Educacional é uma manifestação do esporte com foco na inclusão social. Sua base é o processo de aprendizado e desenvolvimento integral do ser humano, não apenas a formação do indivíduo como atleta. Ele adapta regras, estruturas, espaços e gestos motores de acordo com as realidades de cada território. Mescla o saber formal, aprendido na escola, com o saber informal, produzido pela comunidade. É uma forma de aprendizagem de valores e conteúdos, onde se pode aprender jogando e jogar aprendendo. O esporte educacional requer planejamento pedagógico que se desenvolve ao longo do tempo, visando atingir aos objetivos (educacionais) que se propõe. A intencionalidade pedagógica deve ser traduzida nas seguintes premissas: 
 a) Ensinar o esporte para todos, respeitando a diversidade de gênero, biótipo, raça, etnia; 
 b) Ensinar bem esporte, considerando a diversidade para desenvolver as habilidades e as táticas esportivas dos alunos, para além das aptidões esportivas; 
 c) Ensinar mais do esporte, estimulando o desenvolvimento de competências para a inserção social e exercício da cidadania, que implica no desenvolvimento da capacidade de leitura crítica do mundo e do próprio esporte nos diferentes contextos em que este se manifesta.

Comentários

Postagens mais visitadas