PROERD COMUNITÁRIO DESTACA-SE NA REGIÃO DO SERIDÓ/RN


Criado para atender a demanda de orientação aos familiares dos alunos assistidos pelo PROERD nas escolas, o Curso PROERD Comunitário vem sendo amplamente trabalhado em algumas cidades do Seridó. Nesta região do RN, são 19 cidades assistidas por 22 instrutores que se destacam principalmente na aplicação dos currículos de 5º ano, da educação infantil, que gradativamente vão implantando o curso PROERD Comunitário. Este currículo para as famílias foi criado exclusivamente para o D.A.R.E. América pela Associação para Supervisão e Desenvolvimento Curricular (Association for Supervision and Curriculum Development – ASCD) e pelas Famílias em Ação Nacional (National Families in Action - NFIA). Estas são duas das mais distintas organizações americanas em educação e pesquisa de prevenção. A ASCD, uma associação internacional de educação sem fins lucrativos, que oferece desenvolvimento de cursos para a preparação profissional é reconhecida como líder mundial em educação e pesquisa educacional. 
A National Families in Action é um centro de informações sobre drogas que mantém um website e publica numerosos artigos, panfletos, livros e um informativo trimestral. A National families in Action uma organização estimada, e altamente respeitada entre os educadores e especialistas em pesquisas, coube à responsabilidade de desenvolver o conteúdo do programa para os Pais. O conteúdo curricular deste programa consiste de cinco lições que se concentram em fornecer aos pais informações relevantes sobre o uso de entorpecentes, e experimentação de drogas, violência e aptidões de como orientar. Durante as cinco lições, os pais aprenderão maneiras através das quais poderão criar um ambiente positivo, que beneficiará a boa saúde e o bem-estar de seus filhos. 
O currículo PROERD para os país no Seridó foi primeiramente trabalhado pelo Cb Lenilson, em Parelhas que no ano de 2009, assistiu a uma turma de 10 comunitários, na sede do pelotão PM daquela cidade; Sargento Adaildo recomeçou a aplicação do PROERD Comunitário, no ano de 2010 onde o mesmo atendeu duas turmas sendo uma turma de pais do Assentamento Umburana distante 40 km da sede do município, e uma turma da Escola Municipal Sebastiana Alves Noga do EJA. Neste mesmo ano os policiais Cb Lenilson implantou uma nova turma no município de Parelhas, e o Cb Iran uma outra turma na cidade de Jardim do Seridó/RN com uma frequência de 30 pais. Neste mesmo período, o currículo PROERD comunitário foi trabalhado pela equipe PROERD no sertão com os professores nas cidades de Ipanguaçu e Lagoa Nova/RN como forma de capacitá-los para trabalharem a prevenção ao uso de drogas no ambiente escolar. 
Em 2011, o currículo ganha destaque no município de Currais Novos/RN, foram quase 200 pais e comunitários atendidos, distribuídos entre as turmas da pastoral familiar, igreja Presbiteriana do parque Dourado, Igreja Batista do bairro Dr. José Bezerra, Escola Municipal Professora Socorro Amaral, Escola Municipal Professora Trindade Campelo e Hospital Regional de Currais Novos/RN, onde o currículo foi aplicado pelos policiais Adaildo, Antoniony, Adrian e Rodrigo. Outra turma também foi trabalhada no município de Acari pelo instrutor Adaildo. O Cb Lenilson trabalhou o currículo nas cidades de Parelhas e Santana do Seridó totalizando 90 assistidos. O ano de 2012, foi importante para o desenvolvimento deste currículo no Seridó. 
Já no primeiro semestre os policiais instrutores PROERD começaram a maratona preventiva com as comunidades, com destaque para as cidades de Santana do Seridó, Acari, Bodó, Cerro Corá, Lagoa Nova, São Vicente e Currais Novos/RN. Em Santana do Seridó o instrutor Lenilson aplicou o currículo para 40 pais na comunidade Tuiuiú; em Acari, os instrutores Adaildo e Haylton assistiram a duas turmas de pais de jovens do Projovem, de mães do programa bolsa família e outra turma do Povoado Bulhões, totalizando quase 150 pais e comunitários. Em Lagoa Nova a turma participante foi de 37 agentes comunitários de saúde.
 Cerro Corá teve uma atenção toda especial dos instrutores Adrian, Antoniony e Rodrigo que aplicaram o currículo PROERD na comunidade Ipueiras (40 alunos) e na Escola Municipal Presidente Médici com 47 pais. Em Bodó, o Policial Tertuliano juntamente com o policial Adrian aplicaram o programa para 30 professores. Também em São Vicente, no primeiro semestre de 2012, foi formada uma turma de PROERD Comunitário com 40 participantes composta por vários profissionais de saúde e Assistência Social daquele município, e ainda, no final do semestre, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, foi realizado o curso de capacitação para instrutores do PROERD – Currículo pais, que capacitou 12 membros da equipe PROERD no Sertão e outros policiais de outras regiões do RN, sendo de suma importância para a melhoria e expansão deste currículo preventivo no Seridó. Com a capacitação de novos instrutores, houve principalmente em Currais Novos uma melhoria na aplicação do programa Comunitário, onde os policiais Antoniony, Adrian, Luzia, Tertuliano, Vagner, Rodrigo e Geonardo passaram a aplicar o programa e auxiliarem aos colegas de equipe, o que possibilitou a assistência na Escola Municipal Professora trindade Campelo, Escola Única Master, Povoado Totoró totalizando quase 300 pais assistidos.
O que fascina neste currículo, é a troca de experiências e depoimentos que são debatidos entre alunos e professores. No primeiro dia de aula, os participantes ainda apresentam timidez, porém ao final expressam a sua alegria em participar deste curso e o desejo de retornar para um novo encontro.
 Além do currículo PROERD Comunitário, a equipe PROERD no Sertão, como prefere ser chamada a equipe PROERD, que trabalha na região do Seridó/RN, destaca-se nas 19 cidades onde atua desempenhar além dos currículos do 5º e 7º ano, várias atividades extras curriculares como a Semana da criança cidadã, autoridade mirim por um dia, caminhada pela Paz e a Semana nacional de Políticas Sobre Drogas, sendo inclusive neste ano de 2012, instituído no município de Currais Novos/RN o dia 26 de junho como o dia municipal do PROERD. 


Adaildo Benedito dos Santos, Educador Social Categoria Mentor/instrutor PROERD, Coord. PROERD no Sertão, Bacharel em Serviço Social, Aconselhador de dependente quimico.
Fontes: relatórios PROERD 2010, 2011 e 2012 do Seridó; Livro do Estudante e Manual do Instrutor PROERD Comunitário.

Comentários

Postagens mais visitadas