ENEM (EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO)


            Este final de semana, quase 6 milhões de pessoas em todo o país estão realizando a prova do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. Ontem, eles tiveram 4h30min. para responder a 90 questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias; hoje, o tempo é estendido em uma hora; com isso, os inscritos terão cinco horas e meia para realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Além disso, o aluno fará a redação, que está no topo das preocupações dos participantes por representar 50% da nota total.
            A previsão é que os gabaritos do Enem sejam divulgados no dia 7 de novembro e os resultados gerais saiam no dia 28 de dezembro.
            O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. O ENEM vinha sendo utilizado como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país; porém, recentemente, o ENEM começou a ser utilizado como exame de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o ProUni (Programa Universidade para Todos) e, a partir de 2009, além de servir como certificação de conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
            Sendo assim, o ENEM vem se solidificando como um instrumento bastante valioso para a nossa educação  e tem dado resultados positivos para todas as Instituições envolvidas no processo, de forma que, nós que fazemos o PROERD também valorizamos a ideia, porque isso também é valorizar a vida.

Comentários

Postagens mais visitadas