ENCERRAMENTO DO XV SEMINÁRIO FAMÍLIA ESCOLA EM CAICÓ


Na última sexta-feira, 24/08, terceiro e último dia do XV Seminário Família Escola contou com a ilustre participação do Prof. e Coordenador do CDS Francisco Felix Filho. Discorrendo acerca do tema: “CDS 70 anos: A laboriosa missão de educar no Seridó através da ciência e da fé, o Prof. Félix fez uma abordagem histórica da educação do CDS nos seus 70 anos, a partir da própria história do Seridó e de Caicó. "Dom Delgado ao assumir a Diocese de Caicó traçou um plano educacional em parceria com outras instituições religiosas ou não para trazer o saber, o conhecimento e a formação humana a todo o Seridó. E seu primeiro empreendimento foi a criação do Ginásio Diocesano Seridoense", explicou o Prof. Félix.

A figura do primeiro diretor do GDS, Mons. Walfredo Gurgel foi lembrada como o precursor da Didática moderna no Seridó, além de ter sido o autor da música do Hino do Ginásio que ecoa até os dias atuais. Do Mons. Walfredo para Mons, Tércio. Duas grandes colunas que até hoje dão sustentabilidade ao projeto de Dom Delgado. Mons. Tércio, explicou Félix, sucede a Mons. Walfredo e outros três diretores, não menos importantes do que os primeiros, no entanto, Mons. Tércio assume a direção em 1964 e permanece até hoje. A partir de então o CDS começa a passar por uma série de transformações necessárias tanto por causa da modernização do ensino, quando pela necessidade de atender a demanda de novos alunos advindo das mais diversas cidades da região.

O professor Francisco Félix encerrou sua participação no seminário descrevendo as três grande fases da vida educacional do CDS:


1942 à 1964: O GDS - Ciência e Fé X Cultura do sertanejo do Seridó

1964 à 1995: O CDS Ciência e Fé X Padrões Governamentais Educacionais

1995 à 2012: O CDS- Objetivo Ciência e Fé X Tecnologia, Modernidade e Novos Padrões Socioculturais


Queremos parabenizar o Colégio Diocesano Seridoense pelos seus 70 anos de educação na região do Seridó, formando cidadãos para o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas