1º DIA DO SEMINÁRIO FAMÍLIA ESCOLA EM CAICÓ

Primeiro dia do Seminário Família e Escola promovido pelo Colégio Diocesano Seridoense contou com a presença do Administrador  Apostólico da Diocese de Caicó, Dom Frei Manoel Delson, 1º palestrante, que tratou do seguinte tema: "Na sociedade atual novos arranjos familiares se processam numa dinâmica do vivenciar e do falar. É possível uma abertura para um diálogo entre família, ciência e fé?

Dom Manoel Delson expôs as dificuldades que vem sendo enfrentadas devido uma chamada "crise institucional" que atinge a sociedade pós-moderna, entre elas destacando: a questão da mudança de cenário através da velocidade e do volume de informações, gerando uma pergunta importante: temos tempo para assimilar as informações?; da tecnologia que muda o cotidiano, criando novos códigos e comportamentos; o impacto da globalização e o poder da comunicação dos meios eletrônicos; o enfraquecimento do social e o fortalecimento do individual. Apontando algumas características da sociedade atual: multicultural, subjetivista, individualista, globalizada etc.

Hoje há uma absolutização da emoção em detrimento a razão, o que leva a um esvaziamento intelectual, a um subjetivismo que leva a permissividade, ao egoísmo, a identificação do simples. Não há um equilíbrio entre o racional e o emocional.


Há uma grande mudança de época e consequentemente da família, favorecendo uma desconstrução das formas tradicionais de educar e formar o cidadão. O jargão "penso logo existo" é substituído pelo "sinto logo existo". O grande desafio é trabalhar a pessoa e seu engajamento social. Dom Delson enfatizou que a melhor saída e o valor orientador neste tempo é o DIÁLOGO.

Hoje (23/08/2012), teremos como 2ª palestrante a Drª Áurea Nogueira de Melo, Médica Neuropediatra e professora da UFRN, desenvolvendo o seguinte tema: "Dificuldades de aprendizagens e disfunções neurológicas: modismo patologizante ou difícil implementação de novas estratégias pedagógicas no âmbito escolar". Os interessador podem comparecer as 19h no salão da prevocacional, ao lado da Rádio Rural de Caicó.


Mons. Ausônio Tércio de Araújo, diretor do CDS.

Banda de Música Pe. Aderbal, do CDS

Comentários

Postagens mais visitadas