PROERD SERTÃO PARTICIPA DE REUNIÃO COM O CONSELHO TUTELAR EM CAICÓ


Ocorreu na noite de ontem na sede do Conselho Tutelar de Caicó, uma importante reunião que contou com a participação do promotor da Vara da Infância e Juventude, Dr. Vicente Elísio, do Maj. QOPM Costa, Cmdo do 6º BPM, entidades de proteção a criança e o adolescente, bem como representantes da secretaria Mun. de Saúde e educação, CREAS, diretores da escolas públicas do município de Caicó e como não poderia ser diferente, o Proerd Sertão também estava lá, com  parte da equipe Gavião Pé de Serra, Sgt Luis Carlos e o Sd Valdemir Soares.

A reunião foi convocada pelo Conselho Tutelar de Caicó, com o intuito de reunir as autoridades e os gestores da escolas para que fosse discutida a problemática das drogas nas escolas, fato este que vem se tornando muito preocupante e infelizmente também muito comum.

Os gestores das escolas em suas falas, deixaram bem claro que em muitas das instutições de ensino as drogas estavam atravessando os muros e aos poucos se infiltrando nas escolas, causando o aliciamento de alunos e até o uso drogas no interior das mesmas. Relataram também que a presença da Polícia Militar, com rondas ostensivas nas proximidades da escola surtiam muitos efeitos positivos, já que a grande maioria dos traficantes que traziam drogas para escola não eram estudantes.  Nessa oportunidade o Major Costa falou da importância de se trazer o Ronda Escola para Caicó, o que coibiria este tipo de incidência, como o foi o caso de Currais Novos Onde o Ronda Escolar tem feito um trabalho excelente.
O intuito do Conselho Tutelar é formar uma rede de enfrentamento às drogas, congregando todas as entidades que possam colaborar para esse enfretamento.

Um fator importante e de muito orgulho para nós que foi observado durante a reunião, foram os elogios e a confiança depositada no Proerd, sendo colocado pelos diretores como uma das alternativas que têm ajudado, e muito, para redução do consumo de drogas nas escolas e consequentemente na sociedade. Por esse motivo é que foi bastante cobrado que o Proerd pudesse também ser expandido para outras turmas além do 5º ano, como também para as escolas estaduais.

O mentor Valdemir Soares, que foi chamado para compor a mesa das autoridades, em sua fala relatou como o Proerd vinha sendo desenvolvido na cidade e que também era uma desejo nosso poder ampliar o Proerd para as outras séries e escolas estaduais, ficando impossibilitado devido a falta de policiais instrutores para atender a demanda, como também outros problemas logísticos que necessitavam de um maior apoio. E que, apesar da cidade só contar com dois instrutores, estes vinham desenvolvendo um ótimo trabalho na medida do possível, atendendo em média cerca de mil alunos por ano, das redes de ensino privado e público.

Contudo, estamos muito felizes em saber que o nosso trabalho vem sendo reconhecido e que a presença do Proerd nas escolas tem ajudado a sociedade a cescer mais consciente, sadia e longe das drogas. Queremos também parabenizar todos que fazem o Conselho Tutelar de Caicó pela iniciativa que terá continuidade nos próximos dias com uma outra reunião para que possamos traçar metas específicas para cada zona de nossa cidade.

E não nos esqueçamos que: "O prêmio por uma coisa bem-feita é tê-la feito." (Ralph Waldo Anderson)

Comentários

Postagens mais visitadas