MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO TAMBÉM É PREOCUPAÇÃO PARA O PROERD

Durante os dias 14 e 15 de maio de 2012 estiveram reunidos no "DOM VAGNER" em caicó, Prefeitos, secretários, educadores e sociedade em geral de 10 cidades do seridó que fazem parte do projeto Educar para promover uma cultura de paz, coordenador por Geraldo Vanderley. O PROERD esteve representado pelo sargento Adaildo Coordenador do PROERD NO SERTÃO e que faz parte do comité de Mobilização pela educação no município de Currais Novos/RN. Além do sargento Adaildo estiveram presente a Professora Ivânia Diretora da 9ª DIRED e a professora Rosinelma do corpo técnico da 9ª DIRED, a professora Edna, a professora Do Carmo que trouxe para o RN a ideia da mobilização e a professora


                                   








 A técnica do MEC, a professora Loide Medeiros apresentou a todos os presentes o que é a mobilização pela educação e como deve ser realizada, enfatizando principalmente que a mobilização deve acontecer através das famílias dos alunos. 

                                     


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O QUE É A MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO
É o chamado do Ministério da Educação (MEC) à sociedade para o trabalho de mobilização das famílias e comunidades pela melhoria da qualidade da educação e pela garantia do direito de aprender a todos os brasileiros.



A Mobilização é pautada pelas ações previstas no Plano de Mobilização Social pela Educação do MEC, que oferece orientação e incentivo a lideranças sociais, gestores da educação pública, profissionais da educação e representantes de segmentos organizados, entre outros, para a realização de ações norteadas pelo diálogo com as famílias a respeito da importância da educação e do acompanhamento, por parte dos pais, na vida escolar dos filhos.


Se você tem interesse em fazer parte da Mobilização Social pela Educação, entre em contato com a equipe do MEC: mobilizacaosocial@mec.gov.br.
Foco da Mobilização 
•  Famílias: pais, mães e responsáveis por alunos das escolas públicas da educação básica

•  Conselhos Escolares 
•  Escolas:diretores, professores, coordenadores, demais profissionais
Prioridades para a mobilização



•  Comunidades no entorno de escolas com os mais baixos IDEB
• Municípios considerados prioritários pelos seu baixo IDEB e periferias das capitais e grandes cidades
Lógica da Mobilização

•   Atividades: resultados da leitura das diretrizes do Plano de Metas do PDE
•  Atores-chave: lideranças dos diversos segmentos sociais e voluntários (mobilizadores)
•   Público a ser mobilizado:
-  famílias e comunidade
-  escolas e conselhos escolares
-  órgãos de controle e proteção à criança e ao adolescente








Comentários

Postagens mais visitadas