ACARI CAMINHANDO COM PREVENÇÃO



Ao longo da história da humanidade, o homem sempre conviveu com o uso de drogas, sem que isso fosse motivo de alarme social. No entanto, vários indicadores nos mostram que esse consumo tem atingido formas e proporções preocupantes no decorrer deste século, especialmente nas últimas décadas. As consequências diretas e indiretas, do uso abusivo de substâncias psicoativas são percebidas nas várias interfaces da vida social: na família, no trabalho, no trânsito, vários tipos de doenças, no aumento da criminalidade, etc. São justamente os “custos sociais” decorrentes do uso indevido de drogas cada vez mais elevadas, que tornam urgente uma ação preventiva e adequada.



Portanto, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência – PROERD do RN, a convite do Diretor Jodailson e sua Vice Solange Sayonara e dentro das suas atribuições, os policiais Haylton e Iranildo tem dado demonstrações de vontade no sentido de prevenir o uso ou abuso indevido de drogas, desenvolvendo várias ações para o enfrentamento dessa problemática, como por exemplo: Ministrando curso Proerd com assessoramento, acompanhamento, acolhimento, aconselhamento e sugestão de encaminhamento das pessoas que apresentam transtornos em decorrência do consumo de drogas para tratamento; reuniões com as entidades afins, objetivando a construção de uma rede socimal no unicípio, estabelecendo assim parcerias com diversas entidades; realização de seminários, palestras, cursos, oficinas educativas e preventivas para vários seguimentos sociais, sempre dentro do princípio da responsabilidade compartilhada, conforme a Política Nacional Sobre Drogas.
Nesse sentido, faz-se necessário, portanto, que família e escola se unam para o fortalecimento e a qualidade da educação das suas crianças e adolescentes, para que possam cumprir o papel social dessas instituições frente ao ato de educar para uma convivência social mais humana, mais harmoniosa e menos violenta, visando seres humanos capazes, atuantes e felizes convivendo de fato, numa sociedade justa e fraterna. Dentro dessa perspectiva, os policiais Haylton e Iranildo, instrutores do Proerd no município de Acari, realizaram neste início de semana oficinas de prevenção ao uso indevido de drogas junto a Escola Major Hortêncio de Brito, com alunos do Ensino Fundamental.
Para tanto, agradecemos na pessoa de Francinete Ferreira (Secretária de Educação) e toda sua equipe, pela sensibilidade e responsabilidade junto a este Programa em prol de uma cultura de Paz.


Comentários

Postagens mais visitadas