20 DE MAIO - "DIA DO PEDAGOGO"

Nesta data homenageamos a nossa equipe de pedagogos PROERD RN pelo dia do pedagogo.
Nossa equipe pedagogica PROERD RN: Sd Barros, Sd Iranildo, Sd Luciana, Sd Jorge e a todos os instrutores PROERD que são verdadeiros artistas da arte de ensinar.


 ALGUNS DOS NOSSOS PEDAGOGOS

Policial Barros - Policial iranildo



CONHEÇA UM POUCO DA PESSOA DO PEDAGOGO

 Pedagogo é um educador profissional capaz de atuar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. Sua função é planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação como a docência do ensino infantil e fundamental, coordenação pedagógica, orientação educacional e gestão e, ainda, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas em ambientes não escolares como empresas, ongs, sindicatos, movimentos sociais, hospitais e outros.


PAPEL DO PEDAGOGO

A área de estudo e pesquisa do pedagogo são as ciências da Educação com ênfase na reflexão, classificação, sistematização e análise dos processos e relações educativas , produção do conhecimento científico e tecnológico no campo educacional, administração e gestão das organizações educativas e avaliação de políticas públicas. Precisa compreender a educação como um fenômeno cultural , social e psíquico complexo. Os pedagogos podem ser generalistas ou especializados em alguma área. Sua habilitação para o trabalho se dá através de curso superior de Licenciatura em Pedagogia. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.[1] os Pedagogos tem uma formação geral que se divide em três núcleos : 1) Estudos Básicos, 2) Aprofundamento e Diversificação de estudos e 3) Estudos Integradores. Estes, gradativamente, possibilitam o foco do profissional para uma área específica, permitindo a atuação em diferentes contextos educativos sem, no entanto, especializa-lo.


HISTÓRIA DO TERMO PEDAGOGIA

 A origem etimológica do termo vem do grego antigo Paidós (criança) e Agodé (condução). Segundo Ghiraldelli JúniorO Paidagogo era o condutor da criança. Era ele quem a guiava até o local de ensino e, metaforicamente, em direção ao saber. A Grécia clássica pode ser considerada berço da Pedagogia, pois é na Grécia que nascem as primeiras idéias acerca da ação pedagógica, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças. Nos séculos XVII e XVIII inicia-se uma era de debates, no campo da educação, tendo como foco a importância de atualizar os processos pedagógicos e rever o próprio conceito de infância. Nomes importantes deste período são Comenius e Rousseau . No século XIX os debates sobre educação e, principalmente, as novas pesquisas no campo da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, com ênfase na criança, levarão a que um grande número de profissionais, de diversos campos, desenvolvam reflexões, pesquisas e experiências pedagógicas envolvendo métodos de ensino, as relações pedagógicas e as possibilidades e limites dos diferentes contextos educativos, dando corpo a vários movimentos, dentre eles o da Escola Nova. Estas experiências são, até hoje, chamadas Pedagogias e alguns nomes importantes deste período são conhecidos como Pedagogos. No século XX a Pedagogia vai se institucionalizar como campo de conhecimento científico e profissional e a formação passará a ocorrer nas Universidades em cursos superiores.

FONTE:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogo

Comentários

  1. Em nome da equipe, agradeço a todos pela lembrança, pela homenagem e dizer que estamos a disposição para a construção do conhecimento do grupo e consequentemente do nosso.
    Um grande abraço a todos e valeu mesmo.
    Barros

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas