VIVA A VIDA!!!

Neste mês de janeiro toda a equipe do PROERD NO SERTÃO estará de férias, recarregando as energias para esse ano de 2012, que promete. Diante disso, para não ficarmos sem comunicação, o BLOG DO PROERD NO SERTÃO estará postando matérias das mais variadas com o intuído de que essa conexão possa continuar. A primeira diz respeito a um artigo interessante que li essa semana e falava sobre a nova nomenclatura para pessoas que tem atitudes, e isso, será um grande diferencial para esse ano de 2012. Atitude DIY, essa é a forma que são chamadas as pessoas que “gostam de colocar a mão na massa”, que não esperam pelos outros para fazer as coisas acontecerem, a própria pessoa arregaça as mangas e toma partido na situação em busca da solução almejada.
DIy, são as iniciais para Do It Yourself, do inglês FAÇA VOCÊ MESMO, na verdade é não ficar esperando que os outros façam o que você pode fazer. Essa cultura nasceu no pós-guerra como meio de acelerar a retomada do progresso, e nos anos 1970 foi associado a um espirito anticapitalista, porém acabou tendo um efeito colateral, em face de estimular o empreendedorismo e o espírito inovador, estando seu sentido hoje ligado a ação de pessoas quem não esperam as coisas acontecerem. Na verdade, essa atitude já é encontrada nas pessoas que se destacam nos ambientes corporativos e sociais, pessoas que tem atitudes e acima de tudo, acreditam no seu potencial e sabem que podem somar para o meio em que estão inseridos. Todos nós conhecemos pessoas que apresentam o DIY, afinal, pessoas que tem esse tipo de atitudes estão em todos os lugares, e não precisam necessariamente exercer um cargo de alto escalão ou serem pessoas vistas socialmente. No pequeno grupo de trabalho, no grupo de amigos, na escola e em nossos lares, nos damos com pessoas que tem atitudes frente às adversidades e mesmo diante dos problemas fazem as coisas acontecerem. Essas pessoas apresentam uma forte resiliência, que nada mais é do que a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando uma situação critica, ou como define GRAPEIA/2004,“ É A ARTE DE TRANSFORMAR TODA ENERGIA DE UM PROBLEMA EM UMA SOLUÇÃO CRIATIVA”.
Atitude DIY, essa é a premissa que o profissional, seja ele de qual área for, deve ter para encontrar a excelência em seu trabalho e se destacar diante dos demais. Para isso, a pessoa deve despertar a auto motivação, se impulsionando para realizar as atividades propostas e aquelas que tem conhecimento, enfim, atitude DIY é também saber pedir ajuda quando necessário. É importante ter um autodomínio principalmente no que se refere a ação e relação com os companheiros, não podemos esquecer que esse tipo de atitude também gera inveja de algumas pessoas que se acostumaram com a ociosidade e vícios que o trabalho ao longo do tempo desperta.
Para concluir, contextualizo o tema com o conhecido provérbio que diz: “AS ATITUDES DE UM HOMEM CAIRÃO E SE ENREDARÃO EM TORNO DELE COMO UM MANTO”. Isso quer dizer que as nossas atitudes recaem sobre nós, nos vestindo com as mesmas, como se tivéssemos um grande guarda roupas. E então, o nosso guarda roupa está cheio ou vazio, caberá a cada um de nós vermos o que estamos vestindo e quanto estamos colocando nele.
ATITUDE DIY...

Pedro Antoniony Araújo da Silva
Mentor PROERD
Bel. Administração -UFRN

Comentários

Postagens mais visitadas