EDUCAR PARA A CIDADANIA


A manhã desta terça feira, dia 20.12.2011 foi bastante especial para as crianças da cidade de Cerro Corá, uma vez que foi desenvolvido a 2ª edição do PROJETO AUTORIDADE MIRIM. Os instrutores da cidade Sd Adrian, Rodrigo e Antoniony desenvolveram neste primeiro semestre o PROERD para o 5º Ano, e os alunos que se destacaram por sua aplicação nas aulas foram premiados para serem por um dia, uma das autoridades da cidade. Para este ano, 16 autoridades foram escolhidas, abaixo veremos quais, já com o nome da criança que a desenvolveu.

1.PREFEITO MUNICIPAL = Waidne Defini Pereira da Silva
2.SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO = Odaiza Gabrielle Carvalho de Araújo
3.SECRETÁRIO DE SAÚDE = Francisco Flávio Pereira Jerônimo
4.SECRETÁRIA DE AÇÃO SOCIAL = Francisca Herione de Medeiros
5.SECRETÁRIA DE FINANÇAS = Maria Eduarda Silva de Lima
6.COMANDANTE DA PM = Matheus Agenor da Silva Pereira
7.RADIALISTA/REPÓRTER = Maria Cristina Oliveira Alves
8.VEREADORES = José Pereira da Silva Júnior, Joelma Jayane da Silva Matos, Ana Laura da Silva Oliveira, Andriely das Dores de Araújo, Mayane Samila de Lima, Maria Luciene da Silva, Juliane Sandrine Silva, Maria Fernande de Brito Alves e Vanesca Gerdean Silva Leite.


Iniciando as atividades, tivemos um belo café da manhã na Casa da Família, logo depois cada criança se dirigiu para o seu “local de trabalho” e ali, em companhia de cada autoridade que representava, pode aprender e entender como funcionava cada repartição e assim desenvolver melhor sua cidadania, com um destaque para o comandante da PM. As 10h30m, ocorreu um dos eventos mais esperados deste projeto que foi a Seção Solene na Câmara de vereadores, feita pelos vereadores mirins, presidida pelo aluno José Pereira da Silva Júnior e secretariada pela aluna Ana Laura da Silva Oliveira. Ela inicio com as palavras do instrutor Rodrigo ressaltando a importância daquele momento para aquelas crianças, principalmente para o despertar da cidadania e o olhar que elas iriam ter a partir daquele momento, com relação as suas autoridades civis constituídas. Em seguida, os vereadores fizeram e apresentaram seus requerimentos e defenderam com muita competência, sendo ao final, facultada a palavra para aqueles que estavam presente. Das falas feitas, podemos destacar a do Secretário de Saúde Jailmar Jargas Rodrigues, que na ocasião representava os demais secretários e o Prefeito Novinho, ressaltando que o Prefeito estaria disposto a honrar cada requerimento que foi feito naquele dia, diante das possibilidades do município, mas que ele faria o possível em face da importância dos pedidos. Vale salientar o discurso da pessoa que contribui de forma direta para que aquele momento estivesse ocorrendo, o Presidente da Câmara Ronaldo Vilar, que desde o início se empenhou, articulou os funcionários daquela casa legislativa para dar total apoio as crianças presentes, tendo ainda realizado a confraternização de todos com um almoço em um dos restaurantes da cidade.

Foi um dia maravilhoso para aquelas crianças, elas aprenderam, se divertira e acima de tudo, exerceram sua cidadania. Os nossos muito obrigado aos professores, diretores e coordenadores que acompanharam as crianças desde o início, apoiando, incentivando e ensinando as mesmas a desenvolverem cada função. A Prefeitura Municipal na pessoa do seu gestor Novinho e a cada Secretário, Fátima Melo (Educação), Jailmar Jargas (Saúde), Ivonete Dantas (Finanças) e Maria Amália (Ação Social)que acreditaram e confiaram no Projeto, os nossos sinceros agradecimentos. Assim como, a toda Câmara Municipal de Vereadores principalmente na pessoa do seu presidente, e não podia esquecer do nosso comandante, que recebeu total apoio do comandante de destacamento o Sgt Rogério.

A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA DO EVENTO E OS REQUERIMENTOS DOS VEREADORES MIRINS, PODEM SER VISTOS NO BLOG DA CÂMARA E DA VEREADORA GRAÇA:
http://camaracerrocora.blogspot.com/
http://vereadoragracamedeiros.blogspot.com/

O PRÓXIMO ANO ESTAREMOS MAIS FIRMES AINDA PARA A 3ª EDIÇÃO DO PROJETO AUTORIDADE MIRIM.

Comentários

Postagens mais visitadas