RESPEITO: O PILAR DOS PILARES

Como relatado nas últimas postagens, estaremos iniciando uma série que trata de revelar os PILARES DO CARÁTER, para que possamos conquistar o sucesso sem prejudicar nossa integridade física e moral, bem como a do outro. Os pilares que aprenderemos são seis: SINCERIDADE, RESPEITO, RESPONSABILIDADE, SENSO DE JUSTIÇA, ZELO e CIDADANIA, que foram devidamente sugeridos através de estudos e adotados pela metodologia do programa JUSTIÇA E ESCOLA.

O primeiro a ser estudado, é aquele que considero o pilar dos pilares, um (se não o mais) importante de todos, que dará sustentação para que os demais possam ser desenvolvidos. O RESPEITO. Podemos caracterizá-lo como o apreço por, ou o sentido do valor e excelência de uma pessoa, considerado como um tipo de ética ou princípio. Compreender, aceitar e valorizar a diversidade e os indivíduos, afinal, cada pessoa é um ser único, e devido a isto, devemos valorizar o ponto de vista de outras pessoas, as motivações e razões, colocando-se em seu lugar sem impor as próprias regras.

Joseph Joubert escritor ensaista francês disse certa vez que “Ser capaz de respeito é hoje em dia quase tão raro como ser digno de respeito”. Isso se dá em face de que hoje, boa parte de nós apreciamos não mais o ser, e sim o ter, isso graças um ambiente em que vivemos de concorrência desenfreada em que o mais favorecido cada vez mais quer subjugar o menos favorecido. Se nós quisermos ter uma sociedade mais justa, devemos nos preocupar com o nosso semelhante e por um dos mandamentos mais primordiais para um boa convivência, “AMAI O PRÓXIMO COMO A SI MESMO”. O bullying que vem a cada dia assolando as nossas escolas, é justamente fruto de uma falta de respeito pelas diferenças das mais diversas que uma pessoa possa ter, ou seja, aqueles cuja aparência não corresponde a um modelo ocasionalmente valorizado. Diante disso tudo, temos que tomar consciência da necessidade de analisar as nossas atitudes com relação aos desrespeitos que podemos está praticando contra um par, essa é a intenção dessas postagens, nos levar a refletir sobre o nosso comportamento.

Finalizo minha explanação de hoje ressaltando a importância do RESPEITO que uma pessoa possa ter pelo mundo, e por tudo que está nele, usando uma frase do filósofo Sócrates:
“A MELHOR MANEIRA DE SE VIVER COM HONRA NO MUNDO, É SER O QUE VOCÊ QUER SER”

Pedro Antoniony
Mentor PROERD – Graduado em Administração/UFRN
Imagem: Google, acessando em 27.09.2011 as 15h30m

Comentários

Postagens mais visitadas